domingo, 30 de junho de 2013

Os livros de física para o ensino médio



  Ao contrário do vídeo, o livro requer uma participação do leitor, pois ele precisa criar os sons das vozes, imagens, gestos, expressões e emoções no seu cérebro. O leitor cria tudo no seu cérebro a partir das palavras escritas. Se ele sentir uma pequena satisfação com essa imaginação criativa, o livro deu a ele algo que a televisão ou o vídeo não pode oferecer.
   Os vídeos são decodificados por um aparelho, o expectador precisa apenas ver e ouvir. Mas eles despertam as atenções dos jovens e podem ser revistos até o estudante dirimir, ou pelo menos diminuir, suas dúvidas.
   Mesmo assim, é leviano simplesmente dizer que os jovens não se interessam pelos livros de física. Em 2002 quando o meu filho iniciou o primeiro ano do Ensino Médio, eu observei que ele nem sequer abria o livro de física, mas antes de conversar com ele eu resolvi dar uma olhada no livro. Para minha surpresa, eu também não consegui ler, pois o livro parecia mais um manual que ensinava apenas como usar determinadas equações sem explicar de maneira adequada os fenômenos físicos.
   Isto é lamentável, pois há um grande número de fenômenos físicos que participam de cada momento da nossa vida. A frequência cardíaca, a pressão arterial, na transpiração as gotículas de suor que evaporam retiram calor do nosso corpo.
   Na hora do susto as pupilas dilatam para aumentar a captação da luz, melhorando a visão em um ambiente com pouca luz. O som chega até o ouvido através de uma sucessão de compressões e rarefações do ar, isto é, uma onda sonora.
   Além disso, precisamos entender os fenômenos físicos para preservar a própria vida, pois ao ignorar alguns desses fenômenos podemos colocá-la em risco. Por exemplo, os relâmpagos são gigantescas descargas elétricas e quando ocorrem essas tempestades elétricas é necessário procurar lugares seguros.
   A distância de parada de um veículo depende do estado da pista; esta distância é muito maior quando o asfalto está molhado. A lei que obriga o uso do cito de segurança é uma lei feita pelo homem. Ao violar esta lei, o custo pode ser apenas uma multa, mas não se esqueça que durante um acidente sem o cinto de segurança a “multa” da “lei da inércia” pode ser a vida.
   Para dar oportunidade às pessoas de entenderem os fenômenos físicos, eu iniciei o Projeto Celeritas. Neste projeto, estou desenvolvendo material didático para o ensino de física. Já escrevi três livros com uma abordagem que incorpora a dinâmica da descoberta. Agora, estou gravando e postando vídeos com o conteúdo desses livros. Para assistir os meus vídeos entre site:
https://www.youtube.com  (faça busca por Jair Lucinda). Já postei quarenta vídeos, a meta é postar duzentos vídeos, até a final deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário