quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Experiência de Black



   Em 1760, Joseph Black (1728 – 1799) observou que a quantidade de calor para fundir um grama de gelo era sempre a mesma e utilizou este fenômeno para medir a quantidade de calor cedida por um corpo. Isto significa que a quantidade de gelo (inicialmente a 0 graus Celsius) derretida era proporcional ao calor transferido do objeto para o gelo (supondo que o gelo não recebesse calor do ambiente ou de outros corpos).
   Utilizando este processo, Black verificou que diferentes substâncias possuem diferenças ao armazenar calor. A demonstração clássica é de fácil repetição. Colocam-se blocos de massas iguais de várias substâncias diferentes. Colocam-se blocos metálicos com massas iguais, tais com alumínio, ferro, cobre, prata e chumbo, em água fervendo a 100 graus Celsius; após se aquecerem por alguns minutos até todos atingirem a mesma temperatura (temperatura da água), coloca-se cada bloco de metal sobre uma barra de gelo a 0 graus Celsius.
Para uma mesma temperatura e mesma massa, a esfera de alumínio armazenou mais calor que a esfera de cobre, pois a de alumínio derreteu mais gelo.

   Alguns desses blocos de metal afundarão mais profundamente do que outros, pois derreterão maior quantidade de gelo. O bloco que derreteu maior quantidade de gelo foi o que cedeu mais calor durante o resfriamento sobre o gelo. Embora tivessem a mesma massa e estivessem com temperaturas iguais, cada bloco possuía quantidade diferente de calor armazenado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário