quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Albert Einstein



 

Albert Einstein (1879 – 1955) desenvolveu a teoria da relatividade, a teoria sobre o movimento browniano e a teoria do efeito fotoelétrico. Recebeu o Prêmio Nobel de Física pela teoria do efeito fotoelétrico


   Entre 17/03/1905 e 30/06/1905, Einstein redigiu quatro trabalhos que representam o annus mirabilis. Em uma carta, de 1905, ao seu amigo Conrad Habcht, Einstein escreveu:
Prometo enviar-te 4 trabalhos.  O 1o trata da radiação e propriedades da luz e é muito revolucionário.
   O 2o é uma determinação do real tamanho dos átomos a partir da difusão e viscosidade das soluções diluídas de partículas neutras.
   O 3o prova, com base na teoria molecular do calor, que partículas de tamanhos da ordem de 1/1000 mm suspensas em líquidos têm um movimento desordenado de agitação térmica já observada por fisiologistas, que o chamam de “movimento browniano”.
   O 4o, que está em fase preliminar, trata da eletrodinâmica de corpos em movimento, aplicando uma modificação das teorias do espaço e do tempo, a parte puramente cinemática desse trabalho, com certeza, te interessará.
   Em 30/06/19005, Einstein finalizou o trabalho com o título “Sobre a Eletrodinâmica dos Corpos em Movimento” que ficou conhecido como a Teoria da Relatividade Especial. Sobre a ideia que deu origem a este trabalho, Einstein escreveu:
   Durante aquele ano em Aarau (aos 16 anos) ocorreu-me: se perseguíssemos uma onda luminosa com a velocidade da luz, veríamos uma onda de luz parada, o que parece não existir!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário