Se os batimentos forem suficientemente separados para serem ouvidos individualmente, eles produzem uma
combinação de sons que é desagradável ao ouvido.
Aparentemente, essa sensação
desagradável atinge um máximo para 30
batimentos por segundo.
Mas, se o número de batimentos
for superior a 60 por segundo, para o
ouvido eles parecem se difundir um no outro produzindo uma sensação agradável e
harmoniosa.
Pitágoras descobriu, no século
VI a.C., que notas que produzem uma sensação agradável guardam entre si uma
razão de números inteiros.
Ele não tinha um método para
medir frequências, mas usou cordas de diferentes comprimentos para realizar sua
pesquisa. Com este procedimento, ele descobriu que duas cordas com comprimentos
na proporção de 1:2 produzem uma sensação agradável ao ouvido; o mesmo acontece
se as cordas têm comprimentos nas proporções 2:3 e 3:4.
A descoberta que a altura
(frequência) do som depende do comprimento da corda que o produz foi a primeira
e feliz redução da qualidade à quantidade.
Esta descoberta levou Pitágoras
a formular a hipótese de que “todas as coisas são números”. Os pitagóricos
consideravam os números como configurações de pontos formando figuras, tais
como as faces de um dado. Segundo a doutrina pitagórica, todas as coisas são
formas, todas as coisas têm forma e todas as formas são definidas por números.
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