quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O fenômeno e a tecnologia do futuro



    





Na figura de cima, um ímã de neodímio (também chamado de ímã de terras raras) está sobre um plástico para separá-lo de uma pastilha de cerâmica supercondutora. Inicialmente nada acontece, pois na temperatura ambiente a cerâmica não é supercondutora e se o plástico for retirado, o ímã cai sobre a pastilha. Mas quando se coloca nitrogênio líquido sobre a cerâmica, a sua temperatura cai para aproximadamente -195 graus Celsius. Neste momento, o plástico é retirado e o ímã levita sobre a pastilha de cerâmica.
   O fenômeno observado acima ocorre porque um supercondutor exclui a linhas de indução magnética que deveriam penetrar no interior do ímã de neodímio. Como nos supercondutores a resitência elétrica é nula, surgem correntes elétricas que geram um campo magnético no seu interior contrário ao campo ao campo do ímã que está sobre o plástico. Este efeito é conhecido como Efeito Meissner, e uma aplicação que é muito popular, na demonstração da supercondutividade, é a chamada levitação magnética mostrada na segunda figura.
   O fenômeno da supercondutividade não é apenas um fenômeno que serve para despertar a curiosidade das pessoas, pois os supercondutores são usados nos equipamentos de alta tecnologia como, por exemplo, na construção de dispositivos supercondutores de interferência quântica, que são considerados os magnetômetros mais sensíveis conhecidos, e são usados nos microscópios de varredura e na magnetoencefalografia. 
   No futuro, a supercondutividade deverá ter aplicações tecnológicas extremamente úteis para a humanidade como, por exemplo, redes inteligentes de alto desempenho, transmissão de energia elétrica sem perdas sob a forma de calor e transformadores mais eficientes. A supercondutividade também possibilitará o desenvolvimento de dispositivos mais eficientes para armazenar energia, de motores para a propulsão de veículos de transporte coletivo como o trem MAGLEV, de dispositivos de levitação magnética, de limitadores de correntes e muitos outros equipamentos de alta tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário