Ao usar os nomes tradicionais
das notas (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó), devido a um hábito de longa
tradição, colocamos um “meio intervalo” entre as notas Mi e Fá e entre Si e Dó.
Qualquer outro arranjo nos parece errado. Assim, os sete intervalos de uma
oitava tem o seguinte padrão:
(Inteiro, Inteiro, Meio, Inteiro, Inteiro, Inteiro, Meio).
Com este arranjo particular, se
iniciarmos com Dó (nota C), não importa qual C, e o Ré é a nota D, o Mi é a
nota E, e assim por diante.
Em cada oitava do teclado do
piano são inseridas 5 teclas pretas entre os cinco intervalos inteiros. Com
isto é possível tocar a escala a partir de qualquer ponto do teclado, isto
permite ajustar a variação da escala para extensão de uma voz humana
particular.
No teclado da Fig.9.9 as teclas
pretas são (CD, DE) e depois as três (FG, G, AB) ao longo do teclado. Assim é
possível iniciar a escala em qualquer ponto do teclado (branco ou preto) desde
que se alternem teclas brancas e pretas. Se iniciarmos com a nota C (Dó), então
as notas sucessivas são todas tocadas nas teclas brancas.
Por esta razão, a nota C parece
ser o Dó natural e a “tecla C” é a tecla mais simples para os iniciantes. O “C
médio” é o C que está no ponto médio do teclado do piano, a frequência desta
tecla C (Dó) é a igual 264 Hz.
(Observação. Muitas vezes, os
físicos usam a frequência de 256 Hz
para o Dó (tecla C) médio, pois este valor é uma potência de 2, 256=2x2x2x2x2x2x2x2, e é fácil de
dividir por dois ou duplicar).
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